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domingo, 22 de janeiro de 2012

O CAMINHO DA MOTRICIDADE

A motricidade em jogo, com um castelo onde as crianças além da integração, da socialização, também se tornam sujeitos que vão coordenar a utilização do castelo.
Entre a motivação da conquista do objeto, paralelamente existe a necessidade da participação conjunta, e o entendimento que se faz necessário, das orientações da professora em determinados momentos.
Desenvolvendo a autonomia nos momentos que toma as suas próprias decisões e é capaz de superar sozinhas as dificuldades que vão se impondo em sua busca da aprendizagem.
E então, inventam um outro modo de subir, por onde seria feito a descida, os desafios vão sendo superados visivelmente, com o desejo de dominar a situação de também subir, descer, poder brincar e de participar.
O movimento é extremamente necessário para o desenvolvimento completo do sujeito. Nesse contexto, usando o brincar para conseguir atingir os objetivos é com certeza a melhor estratégia.
Conseguir responder ao que a professora solicita, fazer com que o corpo tenha a postura que é necessária, é um desafio, mas as crianças passam por essas dificuldades muito bem.
Quando não conseguem atingir ao que é proposto, riem da situação ou de si mesmas, e são persistentes em tentar novamente ou participam do seu jeito, o que chama muita a atenção na observação é a facilidade e a criatividade que possuem ao tentarem novas alternativas, que a cada nova fase são mais elaboradas ou às vezes muito simples mais eficazes.
Na dinâmica de esconder embaixo de uma camuflagem, utilizando um pano, pode se desenvolver a capacidade psicomotora, envolvendo o sentido da proposta que é estar embaixo do pano com a professora, e conseguir entrar e sair, buscando sempre uma das duas opções de uma forma espontânea e participativa.

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