Espaço de construção significa ter no horizonte uma sociedade mais justa, é repensar a relação ensino/aprendizagem.
Todo processo educativo deveria ter como pressuposto facilitar a ampliação da cidadania. O conhecimento e os saberes precisam ter uma relação significativa com a vida dos sujeitos.
Educação que não contribua para uma melhor qualidade de vida tende a perder o sentido. Construir-se para o exercício da cidadania exige pensar a vida em sociedade e refletir sobre o mundo.
A estimulação pelo espaço da construção encontra suporte em outros processos de estimulação que ocorrem concomitantemente com o desenvolvimento dos sentidos. O conjunto dessas estimulações sensoriais vai ser responsável por parte do desenvolvimento da inteligência humana.
Chalita (2001) coloca que o aluno, como todo ser humano, precisa de afeto para se sentir valorizado.
O meio sociocultural é parte integrante dos fenômenos afetivos, pois tem relação com a qualidade das interações entre os sujeitos, enquanto experiências vivenciadas. Assim, o afeto está presente em vários momentos da vida como constituintes das relações. Dessa forma, todas as relações familiares, profissionais ou pessoais são permeadas pela afetividade, em qualquer idade ou nível sociocultural.
Assim, a afetividade estrutura o ser para que ele se torne capaz de ter sonhos, esperanças, desejos e resistências às frustrações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário