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domingo, 22 de janeiro de 2012

EDUCAR PARA TRANSFORMAR

Deposita se na educação todo o futuro de uma transformação significativa na sociedade. Enquanto espera se o resgate de valores, acreditando ser o caminho mais acertado ou então a construção de princípios e normas para uma nova ordem política esperando que reestruture dessa forma a educação tão almejada para as gerações futuras.
Assim, Paulo Freire (1992), coloca a necessária superação do educando no processo do aprendizado, com o respeito ao seu senso comum, sem, no entanto, que o educador deva se prender a ele, mas sim usá-lo como ponto de partida para o aprendizado. Saber motivar a abertura de um tema, abordando de forma que o interesse venha surgir como forma de uma predisposição para a aprendizagem.
Manter o fio condutor, com facilidades para encaixes, ou seja, operar o planejamento conforme a prática, mediante o momento da atuação e a problemática que esta dentro do contexto, que o docente esta atuando, redefinir as metas ou até mesmo modificar o planejamento, são ações relevantes em se tratando das estratégias do profissional da educação, que redescobre com os alunos o aprender a aprender, em que as dúvidas propostas pelos educando servem lhe como estimulo intelectual.
Perrenoud (1999) traz que as competências profissionais situem-se claramente para além do domínio acadêmico, dos saberes a ensinar, que elas embarguem sua transposição didática em classe, a organização do trabalho de apropriação, a avaliação, a diferenciação do ensino, são etapas que não podem ser descartadas, sendo de suma importância para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. O docente deve centrar nas ações, na situação escola, participar na atividade social, posicionando se reflexivo crítico, utilizando a prática como um instrumento eficiente de integração.
A ação pedagógica deve favorecer o encontro vocacional com a responsabilidade social e profissional. Elaborar uma intervenção pedagógica significa realizar a construção de um contexto e a organização de um percurso de uma jornada cotidiana de aprendizagem e desenvolvimento que deve estar embasada em um Projeto Político Pedagógico que defina objetivos de longo prazo, pois a formação humana é algo que necessita de tempo.

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