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domingo, 22 de janeiro de 2012

As Necessidades Especiais

“capacidade de luta que há em você,
Precisa de adversidade para revelar-se.”
(Pierre Schurmam)
Na afirmação de Gadotti (2002), a educação supõe força e ação de uns sobre os outros, impostas ou não, o que faz a diferença são as atitudes, os valores éticos. Então a confirmação de valores éticos, na força e na ação da pratica docente, que alterará o resultado na educação.
Inclui-se a importância do professor estar capacitado, ser um político em sua prática, e que o profissional atue diretamente na formação social dos educando para a sociedade que esta inserida na escola e a escola deve estar na sociedade, como aponta Perrenoud (2005) é aprender a cooperar, negociar, gerir conflitos, divergências pontos de vista e interesses. O autor observa que:

“aprender a aceitar as diferenças é uma fórmula cada vez mais
Difundida por aqueles que se preocupam com a coexistência
de diversas etnias e culturas em nossas sociedades, nas quais
se mesclam populações de todas as origens”.
(Perrenoud, 2005, p.84)
O entorno é constituído de educando com a mesma idade cronológica com poucas diferenças os que os torna iguais é a situação que estão sendo expostos de um lado o colega que precisa de um apoio especial pela necessidade que deve ser atendida e por outro crianças que entram nessa realidade pela porta de traz, de repente recebem um colega que esta passando por uma fase do câncer e, aparece na sala sem cabelos, devido ao tratamento, os outros alunos precisam ser preparados para essa inclusão, pode causar espanto para quem não conhece como também ocorrer uma situação de medo, pelas características que a criança traz e vem a ser agora “desconhecido”, até o momento.Portanto para que as outras crianças participem da tarefa da inclusão permeia-se a necessidade da preparação, seja da forma lúdica, com diálogos abertos, com intervenções pedagógicas, a estratégia deve ser de acordo com o publico alvo, respeitando a fase etária, bem como o entendimento que apresentam.
Quanto a essa contextualização, Morin (2003) refere-se ao conhecimento pertinente, pois a sua falta causa uma lacuna no processo educativo. Afirma que não é a quantidade de informações, mas sim a capacidade de colocar o conhecimento no contexto, de torná-lo acessível ao entendimento.
Esse trabalho é ética, em relação aos educando, garantindo um bem estar social. Sendo que a busca de valores éticos na sala de aula significa enfrentar o desafio de instalar na pratica docente, uma constante atitude crítica, reflexiva, de reconhecer os limites e as possibilidades das pessoas e do contexto em que estão inseridas (Morin,2001).
Nada mais seria do que uma compreensão do outro dentro da pratica docente expantindo o atuar do professor de uma forma mais ampla que contextualiza a ética.

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