Marcadores

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A multissensoriedade, a comunicação e a aprendizagem

Publico Alvo: Ensino fundamental
Período de realização: 3 meses
Justificativa: A partir do momento em que a criança adquire consciência do seu corpo enquanto instrumento de comunicação, uma gama de recursos se abre para uma aprendizagem mais critica e produtiva. Este estudo iniciado frente a necessidade de um método de trabalho produtivo que leve o aluno a desenvolver a sensibilidade, a formar opiniões, a fazer uma análise critica da realidade, possibilitando a expressão em suas mais variantes formas, buscando observar e motivar essas expressões infantis verbais e não verbais, tendo como referencial teórico a visão de que a linguagem não se limita aos aspectos verbais e que a aprendizagem é, fundamentalmente, uma formação da mente e do espírito, uma formação da sensibilidade, da comunicação, da produtividade e da crítica.
Objetivo:Explorar a multissensorialidade infantil para possibilitar o exercício da liberdade de expessão, da criação, imaginação e ação, desenvolvendo aspectos físicos, sociais, motores, linguisticos, sensoriais, emocionais, cognitivos e intelectuais.
Plano de Curso: Levar o aluno: Utilizar os sentidos como meios de comunicação; expressar o pensamento com desembaraço; estimular a expressão dos desejos infantis através da fala, dos gestos e movimentos corporais; utilizar a linguagem e a gestualidade como meio de ampliação do pensamento; utilizar os meios de ampliação do pensamneto; utilizar os meios naturais de comunicação; desenvolver o senso ritmico e a acuidade auditiva; desenvolver a expressão criadora, enriquecendo experiências, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da observação da coordenação motora grossa e fina, da organização do pensamento e localização espacial; conhecer e compreender o funcionamento de todos os meios de comunicação; através dos seus sentidos, estabelecer conceitos sobre posição, tamanho, cor, forma, dimensão, quantidade, textura, sabor, odor, som, peso, etc; experimentar e reconhecer as partes de seu corpo e suas funções; desenvolver e testar as percepções auditivas, visuais, olfativas, táteis e gustativas; desenvolver a criatividade, o raciocínio, a observação e a construção de suas própria opiniões; perceber o papel social da comunicação e a evolução das formas de expressão; conhecer e explorar os sentidos enquanto propagadores de cultura e de opiniões.
Avaliação: Ao final do projeto avaliará os progressos conquistados pelo aluno no que tange a comunicação, observando se o aluno consegue expressar seus pensamentos com desembaraço, se adquiriu condições para utilizar todas as formas de expressão e se tem consciência de seu corpo enquanto veículo de comunicação, além dos outros meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário