Marcadores

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Fator de Educação:"O Meio Ambiente"

Este projeto surgiu da demanda que vem assolando cada vez mais o mundo, em se preservar e ter maiores quantidades de áreas verdes naturais.
Objetivos:
Focar o consumo solidário, mostrar que a educação se integra ao meio ambiente formando um trabalho educador sobre como cada aluno vê o meio ambiente e as futuras consequências das nossas atitudes de hoje.
Relevância do projeto para conservação sócio-ambiental:
Infere a escola como meio onde as pessoas recebem boa parte de sua educação e através dela aprendem a respeitar o meio ambiente.
Desenvolvimento:
Duração: 1 bimestre
Publico alvo: Alunos e comunidade
Atividades:
1º parte: Sensibilização - Foi colocado uma árvore seca com saquinhos de água amarrados em seus galhos. E dentro de cada saquinho com a água uma flor. Fazendo desta árvore um simbolo, onde os alunos refletirão sobre a seca em nosso país e que no futuro só haverá água ensacada e as flores apenas irrigadas.
2º parte: Com exibição de DVD sobre o destino final do lixo e sobre o desperdício da água que futuramente trará consequências.
3º parte: trabalhos de reciclagem
4ºparte: cartazes colocando em foco que o meio ambiente está sendo destruído pelo ser humano.
5º parte: encerrar com a apresentação dos alunos em peça teatral "O ambiente pede socorro" para outras salas de aula e para a comunidade, mostrando o que aprenderam.
Metas:
* A interdisciplinaridade
* A conscientização - professor - aluno - pais - comunidade
* A integração da escola em prol de um objetivo maior
Recursos Necessários:
DVD
Folhas A4
Sucatas
Cartolina, pinceis, tintas, etc..
Equipe envolvida
Direção
Coordenação
Professores
Resultados Principais:
A extrapolação dos alunos quanto ao tema, buscando uma abrangência maior.
A participação dos pais e da comunidade nas ações pedagógicas que a escola propõe.
A busca do consumo solidário por todos que se sensibilizaram pelo projeto.
Avaliação:
A auto avaliação foi usada, no sentido de cada um ponderar sobre suas ações ou a não participação, o descaso, a comunidade, a atitude apatica em relação ao meio ambiente e aos fatores que implicam em sua conservação ou degradação.
A avaliação continua de cada passo, registrando o resultado de todo desenvolvimento do projeto.
Como o projeto pode ser continuado:
A continuidade do projeto se dará, através dos professores, disponiabilizando aulas para que os alunos reflitam criticamente e reescrevam novas metas, novos objetivos, novas estratégias para continuarmos com o consumo solidário.
Como o Projeto se sustenta no tempo:
Não perdendo vínculo com a natureza, através de passeios, excursões que aproximem os alunos de um ambiente natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário