Marcadores

sábado, 6 de fevereiro de 2010

"Gincana da Fraternidade"

Publico Alvo: Alunos de todos os anos
Duração: 2 semanas
Objetivo: Mostrar a importância de ser solidário nos dias atuais. Desenvolver senso critico e criativo: Promover a interação entre os alunos. Desenvolver conteúdos de forma diversificada.
Recursos Materiais e Humanos: papel (cartonados coloridos, sulfites), caneta lapis de cor, tinta , pincel, tela, materiais especificos para apresentação musical(figurinos, acessórios, cenário confeccionado pelos próprios alunos), cola, revistas, jornais, canetinhas, durex. Pesquisa livros e internet. Todos os professores, coordenados, funcionários da escola.
Desenvolvimento: Os professores iniciaram o projeto com uma reunião com a coordenação e direção, onde discutiram sobre as eventuais necessidades de se desenvolver um projeto com campo amplo, onde possa ser desenvolvido um trabalho conjunto, abrangendo a interdisciplinaridade bem como questões extra curriculares. Assim, através de sujestões, surgiu a consolidação do projeto, que consistia primordialmente no incentivo da solidariedade e da ajuda ao proximo trabalho concomitantemente com conteúdos específicos. Foi feita uma listagem, primeiro pelo corpo docente, de jogos, brincaDEIRAS E desafios pedagógicos. Após feita uma pesquisa com os alunos, onde fechou-se o número de atividades da semana. Foi estipulado a data da premiação para o último dia. Os alunos foram incentivados a participar com a atividade das faltas. O grupo com maior porcentagem de presença, ganharia mais pontos. Os grupos elaboraram seu "grito de participação". Este grito valeria pontos, bem como a animação da torcida. Cada atividade proposta foi previamente esclarecida pelo apresentador e organizador da GINCANA. Ele orientava e dizia quantos pontos cada atividade valeria. Tendo uma banca de jurados composta por professores e coordenadores, que analisavam e avaliavam as provas.
No primeiro dia da gincana: prova do balde, da corda (prova de equilibrio) e do vôlei feminino. No dia segundo dia: prova de pintura livre, retratosocial e vôlei masculino. Terceiro dia: desafios de matemática (raciocinio lógico) e futebol feminino. No quarto: jogos de mesa, xadrez, dama,cartas, etc,. No quinto dia: futebol masculino e o boliche coletivo. Sexto dia: os alunos trazem as pesquisas sobre temas atuais e apresentam a banca e aos demais. A mais interessante ganha pontos.
Preparação de um quadro musical, com o tema: "As quatro estações".
Apresentação de uma pintura em tela, com o tema "Devastação do meio ambiente".
Acontece a prova da "torcida" onde o apresentador faz os desafios.
Prova Santos Dumont, onde cada turma seria responsável por apresentar a vida e a obra de Dumont.
Prova de caracterização, que envolve os professores do grupo, que se fantasiam de personagens da história do Brasil. Os grupos devem adivinhar qual é o personagem.
Jogos de quadra: como basquete.
Uma apresentação de uma banda para os alunos.
Prova da Solidariedade, os alunos arrecadam roupas e alimentos para instituição de caridade. Prova que vale mais pontos.
Finalização com a premiação e incentivo aos grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário